Estágio

É um dos Requisitos Curriculares Suplementares do curso de Conservação e Restauração e que intenta dar o estudante uma vivência em um ambiente profissional no âmbito da preservação patrimonial. A grade curricular do curso recomenda que seja feito no sétimo período do curso, mas não há impedimentos curriculares que o estágio seja vivenciado em períodos anteriores, desde que o estudante esteja dentro das regras descritas no programa de estágio do curso. Nesse programa,  também está previsto que o estudante pode fazer estágio não obrigatório (20h e acima de 20h/semanais*), mas a equiparação ao estágio obrigatório não é imediata, pois é necessário que haja o cumprimento da carga horária mínima, compatibilidade entre as atividades desempenhadas e análise interna pela Comissão de estágio do curso. Todos os estágios serão analisados por essa Comissão,  cujos integrantes são professores do núcleo de Conservação e Restauro.  

Também é possível contabilizar períodos de estágios como não curriculares e contabilizá-los no RCS de atividades complementares. 


Tanto os estágios obrigatórios como os não obrigatórios precisam ser firmados através da assinatura de um Termo de Compromisso de Estágio entre as partes: estagiário, empresa e a UFRJ (unidade de ensino), após a celebração do convênio entre a empresa/instituição com a UFRJ. Na página da Divisão de Integração Acadêmica (DIA) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), há todas as informações necessárias para a celebração de convênio bem como há os modelos de termo de compromisso. Nessa página, também há a listagem de todos os convênios de estágio ativos com a UFRJ. 


Após a realização do estágio, o estudante deve apresentar a declaração de estágio bem como um relatório das atividades realizadas,  que serão analisados pela Comissão de Estágio.



*IMPORTANTE: Estágios com carga horária superior a 20h/semanais são tratados com excepcionais. Nesses casos, será necessário que o estudante tenha integralizado, ao menos, 77 créditos em disciplinas obrigatórias e há necessidade de abrir processo via SEI, cujas informações detalhadas encontram-se na página de estágio da EBA.




Programa de estágio do curso 

Modelo de declaração de estágio

Modelo de relatório de estágio