De acordo com o Conselho Europeu para a organização da Conservação
(do inglês, ECCO-European Council for Conservation Organization) e do Instituto Americano para a Conservação (do inglês, AIC – American Institute for Conservation), o bacharel em Conservação e Restauração deverá estar apto a atuar como conservador e/ou como restaurador, sempre fundamentado em aspectos técnicos, nas ciências naturais aplicadas (química, física e biologia) e em uma sólida formação de História da Arte. Ademais, o egresso deverá ser capaz de desenvolver pesquisas artísticas, científicas e tecnológicas, no âmbito da Conservação e/ou da Restauração, com o objetivo de aprimorar a sua prática e contribuir com os avanços da profissão
Desta forma, espera-se, do egresso, exercício qualificado de todas as esferas do trabalho do conservador-restaurador, supondo uma compreensão ampla e profunda da arte e da cultura de diferentes quadros e espaço/temporais,
bem como um posicionamento ético em suas pesquisas e relações de trabalho. Isto requer o pleno domínio da natureza autônoma do conhecimento da conservação e restauração e de suas práticas de produção e difusão. Os bacharéis em conservação e restauração podem atuar como pesquisadores junto a instituições científicas, culturais e patrimoniais, desenvolvendo atividades de Conservação e Restauração, investigação e formação de conhecimento em projetos científicos, artísticos, culturais e/ou editoriais.
O perfil do profissional formado será sempre revisitado pelo NDE e compartilhado com o Colegiado, a cada triênio, uma vez que novas demandas de trabalho podem surgir, possibilitando, assim, atualizações de novos temas, outras disciplinas eletivas, complementações com seminários, palestras e/ou cursos destinados para este fim.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO
•Conservar e restaurar objetos definidos como bens culturais móveis e integrados (pinturas, objetos em papel, esculturas e arte contemporânea);
•Articular saberes teóricos com a prática, interagindo com outras áreas de conhecimento, em particular as ciências naturais e a história da arte;
•Interpretar, conservar e restaurar obras de arte contemporâneas executadas em materiais não convencionais;
•Interpretar análises técnicas de suporte;
•Desenvolver a pesquisa, a produção de conhecimento e sua difusão, não somente no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, órgãos de preservação de documentos e bens culturais e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio artístico e cultural.