Legislação

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 

Não há Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Conservação e Restauração no Brasil. E por isso o Projeto Pedagógico do curso, do bacharelado da UFRJ usou a DCN dos cursos História (CNE/CES 12/2002) como referência.


APROVAÇÃO

O Bacharelado em Conservação e Restauração foi aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação (GEG) e aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 2009.


PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

O primeiro projeto pedagógico do curso (PPC), com vigência entre 2010 e 2019/1 tinha uma matriz curricular com carga horária total de 3495h e precisava, dentre outras questões, ser alinhado às diretrizes curriculares vigentes naquele momento[1] e às cargas horárias dos outros cursos de Conservação e Restauração, além de ajustar as cargas horárias de algumas disciplinas individuais. Desse modo, na gestão da coordenação do Prof. Daniel Lima Marques de Aguiar,  o Núcleo Docente Estruturante, em estreita colaboração com todo colegiado do curso, propôs a formulação de uma nova matriz curricular, que foi base para a elaboração de um segundo projeto pedagógico do curso, que foi atualizado em 2024.




---

[1]Lei Federal 10.172/2001 e CEG 02/2003