O acesso ao bacharelado em Conservação e Restauração acontece por mais de uma maneira, sendo todas elas reunidas e atualizadas na página de acesso à graduação da UFRJ. É muito importante saber que as melhores e mais atualizadas informações sempre serão fornecidas pelo canal oficial de acesso à graduação da UFRJ, mas seguem algumas orientações gerais:
1) SISU/MEC
O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, que permite que quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio se inscreva para concorrer a vagas em instituições de ensino superior.
É a principal forma de acesso ao bacharelado em conservação. Em regra são oferecidas 40 vagas por ano, divididas em duas turmas de 20 estudantes.
MUDANÇA ESPECIAL DE CURSO E DE CAMPUS/POLO
É uma forma de acesso destinada a estudantes de graduação da UFRJ, regularmente matriculados, e que queiram mudar de curso dentro da universidade. Há uma série regras para que o acesso seja feito nesta modalidade e as condições de elegibilidade devem ser consultadas no site do acesso à graduação da UFRJ.
REINGRESSO ESPECIAL NA UFRJ
É uma forma de acesso destinada aos alumni da UFRJ que tenham colado grau recentemente. Há uma série regras para que o acesso seja feito nesta modalidade e as condições de elegibilidade devem ser consultadas no site do acesso à graduação da UFRJ.
TRANSFERÊNCIA EXTERNA ESPECIAL
É uma forma de acesso destinada a estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior do brasileiras e que estejam regularmente matriculados. Há uma série regras para que o acesso seja feito nesta modalidade e as condições de elegibilidade devem ser consultadas no site do acesso à graduação da UFRJ.