Currículo do curso
O bacharelado em Conservação e Restauração é um curso que acontece na modalidade presencial, com atividades matutinas e vespertinas e que ocorrem de segunda a sexta-feira. O programa de formação, prevê 2440 horas de atividades distribuídas em dois grupos: Disciplinas (1830h) e Requisitos Curriculares Suplementares - RCS (610h). Em caso de dúvidas sobre a escolha de disciplinas e/ou do melhor momento para cumprir os RCS, o estudante deve procurar o professor orientador.
1) DISCIPLINAS (1830h)
Disciplinas são as aulas propriamente ditas. Correspondem ao maior grupo de atividades do curso e correspondem 75% da carga horária total. No curso de Conservação e Restauração há disciplinas com três diferentes cargas horárias semestrais (30h, 45h e 60h) e que contabilizam diferentes número de créditos a depender da distribuição de carga horária prática e teórica.
Na atual versão curricular (2019/2) do curso de Conservação e Restauração há dois tipos de disciplinas, definidas em quatro grupos, segundo o Programa Pedagógico do Curso (PPC), que prevê uma ordem ótima de realização das disciplinas.
Disciplinas obrigatórias (1560h)
Correspondem a maior parte da carga horária do grupo 'disciplinas'. São, na verdade, os conteúdos essenciais e mínimos para que um estudante faça jus ao grau de bacharel em Conservação e Restauração.
As disciplinas obrigatórias compreendem quatro tipos de núcleos disciplinares:
Artes e Linguagens (360h): Desenho I, Desenho II, Técnicas de Pintura I, Técnicas de Pintura II, Plástica I e Plástica II
História, Patrimônio e Administração (360h): História da Arte I, História da Arte II, História da Arte III, História da Arte IV, Arte no Brasil I, Arte no Brasil II, Ética e Estética da CR, Normativas do Patrimônio Cultural, Metodologia da pesquisa.
Ciências da Conservação (240h): Introdução às Ciências I, Introdução às Ciências II, Fundamentos Científicos da Conservação e Restauração I, Fundamentos Científicos da Conservação e Restauração II, Introdução a Análise de Materiais I, Conservação Preventiva.
Consevação e Restauro (600h): Princípios da Conservação e Restauração, Conservação e Restauração de Papel I, Conservação e Restauração de Papel II, Coleções Especiais, Conservação e Restauração de Escultura I, Conservação e Restauração de Escultura II, Conservação e Restauração de Pintura I, Conservação e Restauração de Pintura II, Conservação e Restauração de Arte Contemporânea I, Conservação e Restauração de Arte Contemporânea II
Disciplinas optativas (270h)
As disciplinas optativas recebem este nome porque, diferente das disciplinas obrigatórias, essas tem caráter complementar na formação do bacharel em Conservação e Restauração, sendo permitido ao estudante optar qual a complementação desejada em cada caso.
As disciplinas optativas dividem-se em dois subgrupos:
(I) Disciplinas optativa de escolha condicionada (180h)
Neste subgrupo o estudante deve cumprir 180h e 12 créditos em disciplinas disponíveis em um hall que consta na matriz curricular. Recomenda-se que o estudante opte pelas disciplinas mais afeitas às suas áreas de interesse de formação.
(II) Disciplinas optativa de escola livre (90h)
Neste subgrupo o estudante deve cumprir 90h e 6 créditos em qualquer disciplina oferecida pela UFRJ. Recomenda-se que o estudante use as disciplinas de livre escolha para complementar para explorar disciplinas da EBA (ou da UFRJ) que não estejam listadas no hall de disciplinas optativas de escolha condicionada na matriz curricular. É possível, também, cursar disciplinas da pós-graduação e creditá-las nesse subgrupo.
Maiores detalhes sobre a matriz curricular podem ser obtidos na seção de Atuação Pedagógica - Ensino.
2) REQUISITOS CURRICULARES SUPLEMENTARES - RCS (610h)
Os Requisitos Curriculares Suplementares (RCS) são as atividades didáticas que não constituem as aulas propriamente ditas. Tecnicamente os RCS podem ser diferenciados pela nomenclatura que tem no currículo. No bacharelado em Conservação e Restauração, existem quatro tipos de RCS diferentes. Tecnicamente, enquanto as disciplinas são nomeadas por 3 letras e 3 números (BAP131, BAP133, BAP206, etc..), os RCS são nomeados por 4 letras e dois números, a saber:
BAPX04 - Atividades Complementares (120h)
É um dos Requisitos Curriculares Suplementares do curso de Conservação e Restauração e intenta dar créditos às atividades vivenciadas pelo estudante, com importância acadêmica, mas que não são oferecidas, necessariamente, pelo bacharelado em conservação e restauração. São consideradas atividades complementares participação em congressos, participação em programas de iniciação científica, realização de cursos, dentre outros.
IMPORTANTE: Os estudantes devem ler a tabela de creditação de atividades complementares, de modo que possam apresentar à coordenação do curso um relatório comprovado, segundo o modelo abaixo.
Tabela de creditação de atividades complementares
Relatório de atividades complementares
BAWZ55 - Atividade de Extensão (250h)
É um Requisito Curricular Suplementar obrigatório para todos os cursos de graduação do Brasil e que dá oportunidade ao estudante universitário interagir com a comunidade externa à universidade.
IMPORTANTE: Para ser válido enquanto crédito, o estudante deve ser protagonista da atividade de extensão em que ele está inscrito. Por exemplo, no caso de um curso de extensão, a participação enquanto plateia não confere ao estudante o crédito. Nesse caso, para ser creditado em BAWZ55, o estudante deverá atuar na organização ou ministração do curso.
Na UFRJ, o estudante interessado deverá buscar uma atividade de extensão no Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA e fazer contato com o docente coordenador da atividade, que pode ser de qualquer Centro da UFRJ. Na página da EBA, em extensão, há maiores informações e os estudantes podem conferir alguns projetos de extensão do BAP na seção Atuação Pedagógica_Extensão.
Video-tutorial sobre o RCS de extensão
BAPU02 - Estágio Curricular (120h)
É um dos Requisitos Curriculares Suplementares do curso de Conservação e Restauração e que intenta dar o estudante uma vivência em um ambiente profissional no âmbito da preservação patrimonial. A grade curricular do curso recomenda que seja feito no sétimo período do curso, mas não há impedimentos curriculares que o estágio seja vivenciado em períodos anteriores, desde que o estudante esteja dentro das regras descritas no programa de estágio do curso.
Também é possível contabilizar períodos de estágios como não curriculares e contabilizá-los no RCS de atividades complementares.
*IMPORTANTE: Estágios com carga horária superior a 20h/semana são tratados com excepcionais. Nesses casos, será necessário que o estudante tenha integralizado, ao menos, 77 créditos em disciplinas obrigatórias.
Programa de estágio do curso
Modelo de declaração de estágio
Modelo de relatório de estágio
BAPX03 - Projeto Final de Curso (120h)
É um dos Requisitos Curriculares Suplementares do curso de Conservação e Restauração e que intenta dar o estudante a vivência da produção acadêmica formal. É um RCS que tem dois semestres de duração e está previsto para ser comprido no sétimo período do curso. O projeto Final de Curso também é chamado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e no caso do curso de Conservação e Restauração trata-se de uma monografia que deve ser defendida em uma apresentação pública e orientada por um professor do departamento. As regras para realização do TCC estão disponíveis no Regulamento de TCC e podem ser consultadas abaixo.
Regulamento de TCC
Cartas de aceite (orientador e co-orientador)
Termo de compromisso de orientação
Ficha de avaliação do TCC
Carta de participação na banca
Modelo da ata de defesa
----
Outros documentos:
Portaria de autorização do curso
Primeira versão curricular - PPC 2010: 2010/1-2019/1
Como foi feita a reforma curricular? - Página 101